Seja um apoiador do Projeto Arkhologos

O Projeto Arkhologos atua em quatro áreas principais: cultura, educação, ação social e saúde mental. Para alcançar seus objetivos, há uma necessidade significativa de aportes financeiros externos, devido à vasta gama de recursos envolvidos, como logística, infraestrutura, divulgação, contratação de serviços, além de recursos materiais e humanos. Essas demandas excedem a capacidade financeira de seus idealizadores, tornando essencial a busca por investimentos, especialmente por meio de mecanismos de incentivos fiscais, como a Lei Rouanet.

Ao patrocinar este projeto, seja como pessoa física ou representante de uma pessoa jurídica, você estará contribuindo ativamente para a transformação social e econômica do nosso país.

Contribuições a partir de R$ 200,00 darão direito a um livro de presente, em agradecimento ao seu apoio. 

Não esqueça de encaminhar o comprovante de depósito e suas informações de contato para nosso e-mail. Consulte a seção Para efetivar sua doação abaixo para informações detalhadas

Próximo à data do lançamento, a equipe Arkhologos entrará em contato com você para solicitar que escolha uma das três obras publicadas pelos alunos participantes do projeto. Após o lançamento oficial, você receberá seu livro em casa e sem custos.

Como apoiar

Existem diferentes modelos para apoiar este projeto. Tanto para pessoa física como pessoa jurídica:

Se você é PESSOA FÍSICA 

E deseja o incentivo fiscal

  • Você apoia nosso projeto e em sua próxima declaração do IRPF (apenas no modelo completo) recebe o valor de volta (limitado a 6% do imposto devido).

Está com dúvidas sobre este modelo?

E não tem interesse pelo
incentivo fiscal

  • Doação livre, sem benefícios fiscais.
  • A conta para depósito é auditada pelo Ministério da Cultura e pela Receita Federal, o que garante transparência e segurança.
  • Doações a partir de R$ 200,00 receberão como gratificação um dos três livros produzidos pelo projeto.

Está com dúvidas sobre este modelo?

Se você é PESSOA JURÍDICA

E deseja o incentivo fiscal

Patrocínio

  • Apenas empresas adeptas do regime de tributação “Lucro Real” e com resultados positivos no exercício vigente.
  • Restituição de 100% do valor patrocinado, limitado a 4% do imposto devido (IRPJ).
  • Associação da marca ao projeto e
    benefícios diferenciados de acordo com o valor patrocinado.

Está com dúvidas sobre este modelo?

E não tem interesse pelo
incentivo fiscal

Doação

  • Incluem-se aqui todas as empresas que não são adeptas ao regime de tributação Lucro Real ou que estejam apresentando resultados negativos no exercício fiscal vigente.
  • Não há limite mínimo de valor para doação.
  • Funciona como uma doação simples.
  • Conta receptora auditada pelo Ministério da Cultura e Receita Federal.
  • A marca da empresa não poderá ser associada ao projeto.

Está com dúvidas sobre este modelo?

O projeto Arkhologos:

Enquadra-se no Artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

É identificado pelo PRONAC 247682.

Encontra-se publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO (D.O.U.) de 11.09.2024.

Entenda a Lei Rouanet

A Lei Rouanet, também conhecida como Lei 8.313/1991, é uma legislação que incentiva a cultura no Brasil. Ela funciona de forma a estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural, por meio de incentivos fiscais:

1

Para ser patrocinadora de um projeto cultural submetido à Lei Rouanet, sua empresa deve seguir o regime de “Lucro Real” e apurar lucro no exercício vigente.

2

O benefício fiscal é limitado a 4% do IRPJ a ser pago. Sua empresa poderá contribuir com montantes maiores, porém, a diferença será considerada como doação, ou seja, sem benefício fiscal.

3

Sua empresa deposita o patrocínio na conta do projeto (conta administrada pelo Ministério da Cultura).

4

No exercício seguinte, ao declarar seu IRPJ, sua empresa restituirá 100% do valor patrocinado.

Para efetivar sua doação

Seu depósito será realizado na conta aberta pelo Ministério da Cultura, no Banco do Brasil. Esta conta é auditada pela Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, responsável por acompanhar a execução financeira dos projetos, garantindo que os recursos estão sendo utilizados de acordo com os objetivos do projeto. Não há riscos da sua contribuição ser direcionada a outro propósito.

Conta para depósito:

Banco do Brasil – 001
Agência: 0079-5 – Botucatu
Conta: 79.550-X

De acordo com o Banco do Brasil, pela natureza da conta, não é possível realizar transferências tipo “PIX”.

Assim que efetuar o depósito, envie seu comprovante para o e-mail contato@arkhologos.com.br e informe:

Nome Completo
CPF
Endereço completo
Telefone para contato com DDD

Não esqueça de anexar o comprovante de doação.

Em até três dias úteis, você receberá via email e WhatsApp seu recibo em formato PDF. Caso prefira, podemos encaminhá-lo via correio sem custos (necessário informar ao enviar email).

Essas informações são necessárias para o preenchimento de seu recibo de mecenato (comprovação de seu apoio financeiro a um projeto cultural) e estarão protegidas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados pessoais serão tratados de forma segura e confidencial, sendo utilizados exclusivamente para os fins relacionados ao projeto. Garantimos que suas informações não serão compartilhadas com terceiros sem o seu consentimento expresso, e você pode solicitar a exclusão ou correção de seus dados a qualquer momento. A sua privacidade é nossa prioridade.

Para receber seu benefício fiscal

Após efetuar o depósito e encaminhar o comprovante por e-mail, consulte a seção Para Efetivar Sua Doação acima para informações detalhadas.

Em até três dias úteis, você receberá por e-mail seu Recibo de Mecenato. Caso prefira, ao encaminhar seu comprovante, indique que prefere receber por correio.

Ao receber seu recibo, confira com atenção se todas as informações estão preenchidas corretamente e caso haja necessidade de correção, entre em contato por e-mail.

Ao declarar seu Imposto de Renda (IRPF) no modelo Completo, insira as informações do Recibo de Mecenato na seção “Doações efetuadas”, utilizando o código 41 – Projeto Cultural. Preencha esses dados com atenção para evitar possíveis erros que possam levar ao risco de cair na “malha fina”.